Mudanças na gravidez: Como entender o que acontece

Mudanças na gravidez: Como entender o que acontece. Conheça a minha experiência e o que pesquisadores descobriram sobre o que acontece com o cérebro da futura mamãe.
Mudanças na gravidez: Como entender o que acontece. Conheça a minha experiência e o que pesquisadores descobriram sobre o que acontece com o cérebro da futura mamãe.

Mudanças na gravidez: Como entender o que acontece

Como já contei em outro post, esperei por quinze anos para ter a nossa filha, na qual foi um milagre de Deus para nós. Por mais que sabia, das mudanças na gravidez como entender porque elas acontecem foi difícil.

A princípio lia, e ouvia muitas coisas sobre a gestação, mas existem coisas que ninguém te conta, ou por mais que as pessoas comentam, só entendemos quando vivenciamos e uma delas são as mudanças físicas e hormonais.

Comecei a sentir as transformações em todos os sentidos, logo que descobri a gravidez.

Como muitas diziam, agora você não pensa mais em você, só no bebê. Agora tudo é para o bebê e assim por diante.

Do mesmo modo outra mudança brusca que senti foi em meu emocional, fiquei muito emotiva e chorava muito. Me preocupava demasiadamente com o parto, como estava a bebê, e com tudo que precisava preparar até o nascimento.

Hoje penso assim: Porque me preocupei tanto? Graças a Deus deu tudo certo a Ana Clara já está com 2 anos, não é mais um bebê.

Se pudesse voltar e dizer para a Josi grávida, diria assim: É uma fase de transformação muito grande você nunca mais será a mesma, mas fica tranquila, tudo dará certo ao seu tempo!

E você, como se sentiu? Teve medo ? Preocupações excessivas assim como eu?

Assim como estava muito emotiva também não me sentia bem com a minha aparência. Embora acho que não engordei muito, no total da gestação foram 14 quilos.

Porém ao me olhar no espelho me sentia enorme. Fazia os registros das fotos e não me achava bem. Hoje revejo as fotos e vejo como eu estava bonita grávida, mas no momento não me sentia assim.

Ainda mais nos dois últimos meses antes de ter a minha bebê, comecei sentir um calorão como nunca havia sentido, ainda mais que não sou uma pessoa muito encalorada, mas na gestação os calorões chegaram e olha que foram terríveis.

Então, as mudanças na gravidez como entender o que acontece? Já sabemos que os hormônios são os principais responsáveis por toda essas mudanças pois o corpo precisa se preparar fisicamente e mentalmente, para a chegada do novo ser.

Hormônios têm a capacidade de influenciar nossos corpos de uma maneira poderosa, e não existe momento na vida de uma mulher onde ela vai experimentar isso mais intensamente, do que durante a gravidez.

Sendo assim, a partir do momento em que o embrião se instala no útero, o corpo da mulher começa a passar por uma série de mudanças. Algumas aparentes – como a barriga que cresce, o cansaço, as alterações de humor, os enjoos matinais e etc.

Bem como, não tão evidentes assim, são as mudanças que acontecem no cérebro da futura mamãe. Essas adaptações incluem mudanças na estrutura e funcionalidade do cérebro. Já que agora você vai resolver problemas um tanto diferentes dos que você tinha antes de ter filhos.

Olha que interessante, em 2016, uma equipe de pesquisadores utilizou imagens obtidas através de ressonância magnética para estudar o que acontece no cérebro durante a gravidez.

Comparando imagens de antes da gravidez e depois do parto, os pesquisadores descobriram que durante a gravidez, a massa cinzenta do cérebro da mulher encolhe e diminui significativamente de volume, e essa perda de volume persiste por pelo menos dois anos após o parto.

As áreas que mais sofreram alterações foram as responsáveis pela capacidade de descobrir o que outra pessoa está pensando e sentindo.

A cognição social aprimorada pode facilitar o trabalho da mãe de cuidar do bebê, permitindo que ela identifique os vários gemidos e choros do bebê e descubra o que ele precisa, e como ficamos assim: Basta o bebê chorar que já identificamos o que estão sentindo.

Embora possa parecer um problema, a perda de volume na verdade acontece porque o cérebro se reorganiza para funcionar melhor.

Vejam só, é como a mudança que acontece quando o cérebro de uma criança passa pela adolescência, é uma quantidade nunca vista de hormônios.

As conexões entre as células nervosas, o que significa para o cérebro: circuitos mais simples e mais eficientes. Adaptados para os desafios da nova fase. Não é diferente com o cérebro da mamãe.

sabemos que hormônios como o estrogênio, a progesterona e outros provavelmente impulsionam as mudanças na estrutura e função do cérebro durante a gravidez.

Sendo assim, isso causa inúmeros sintomas na futuras mamães, umas com mais intensidade outras com menos,mas cada uma tem a sua experiência na gestação e com certeza carregada de aprendizados. 

E você percebeu alguma dessas mudanças antes e depois? Está passando por isso agora? Deixa um comentário será um prazer conhecer a sua experiência.

Leia também: Meu parto Natural para quem sempre imaginou cesárea e me siga no instagram Mulher Preciosa Oficial, todos os dias tem uma série especial pra você.

Grande Abraço!

Nos vemos por aqui!

Deixe uma resposta