Emoção: Como identificar e mudar o que sinto

Emoção: Como identificar e mudar o que sinto
Olá, Emoção: como identificar e mudar o que sinto. Aprenda!

Emoção: Como identificar e mudar o que sinto

Estamos vivendo momentos nunca vivenciados antes. Esses momentos de incerteza, medo, insegurança que o coronavírus tem causado na sociedade tem trazido muitos desgastes emocionais. Então de que maneira posso entender a emoção como identificar e mudar o que sinto?

De repente você se obriga a modificar toda a sua rotina por medo e insegurança do que pode acontecer. Cuidados extremos e necessários para que um mal maior não aconteça com você e sua família.

Porém, toda situação traz um aprendizado seja ele, bom ou ruim. E assim, podemos aproveitar para absorver o melhor do que está acontecendo.

Para isso vou compartilhar com vocês um método criado pela psicóloga clínica Marley Cristian. Em seu ebook Guia Prático das emoções, na qual você pode baixar de presente na home page do meu blog e aprender mais sobre o que irei contar.

Ela ensina o Método Parsa, nele você aprende a reconhecer seu padrão emocional e mudá -lo sempre que necessário.

Você pode estar se perguntando o que isso tem haver com a situação na qual estamos enfrentando.

Sendo assim, a emoção, como identificar e mudar o que sinto, pode ajudar?

Somos bombardeados de informações todos os dias e uma delas é que a saúde emocional das pessoas tem ficado abalada, com tal situação.

Por não verem sinal de melhora e esperança de que as coisas voltem ao normal. E voltando será de forma lenta e adaptada a situação.

Sobretudo o método Parsa te ensina a descobrir tais emoções e modificá – las quando necessário.

Para tanto, faça uma primeira leitura e depois coloque em prática todo o aprendizado. Pois quando materializamos o que estamos sentindo conseguimos ter clareza da situação.

Método Parsa

No P pare e perceba as emoções que está sentido. Além de perceber, analise a situação em que ela apareceu. Por exemplo: Se você está sentindo medo, insegurança, tristeza, por causa do coronavírus, o que ele tem causado ou algum outro motivo, analise!

Para o A, Anote! Isso mesmo, com uma caneta e papel em mãos anote as suas emoções e os motivos das quais elas surgem em você.

No R, relacione, ou seja em qual momento você teve os mesmos sentimentos. Essa reflexão é importante não só para conhecer como se estrutura o seu modelo mental, mas também para a mudança dele, resultando em um novo padrão emocional.

No S Substitua! Ou seja, pessoas com modelo mental fixo tendem a limitar a inteligência e o aprendizado. Pessoas assim, tem dificuldades de aceitar o processo, pois com ele vem o aprimoramento. Ficam paralisadas quando sentem – se desafiadas. Por outro lado as pessoas com modelo mental de crescimento, gostam de desafios, pois sabem que os mesmos os fará crescer e desenvolver.

Então, substitua a maneira como pensa sobre si mesmo, fazendo assim, novas emoções serão geradas e isso resultará em novos comportamentos.

Para finalizar o método no A, anote, novamente. Mas agora com outra perspectiva. Anote a situação relacionada e formas possíveis de mudar a realidade em que se encontra.

Por exemplo: Se alguma coisa aconteceu e você perdeu o seu emprego, pense assim: A crise chegou por causa do coronavírus, mas eu vou sair dessa.

Vou conseguir outro emprego, tenho potencial.

Sou inteligente e capaz de aprender coisas novas.

Estava certa quanto a muitas coisas que percebi, vou confiar mais em mim.

Preciso trabalhar a procrastinação.

Vou estabelecer objetivos para dar sentido à minha vida. –

Vou me impor, ser firme.

Esses foram alguns exemplos de como você pode se enxergar com a perspectiva de mudança, pois a mudança exige de nós e quando colocamos no papel, tudo fica mais claro e assim consegue – se traçar uma meta para agir.

Então não deixe a emoção negativa dominar você, aprenda a sentir a emoção: como identificar e mudar o que ela te faz sentir. Assim também gerar mudanças significativas em sua vida em todos os aspectos.

Gostou? Aprofunde o conhecimento sobre as emoções no Guia Prático das Emoções da psicóloga Marley Cristian, ela tem vários artigos em seu site Emoções em Pauta que podem te ajudar ainda mais.

Com certeza aprenderá a se conhecer melhor e não adoecer por causa de emoções sentidas de forma desconhecida e negativa.

Espero que de alguma forma pude ajudar sobre a emoção: como identificar e mudar o que sinto!

Deixe seu comentário, será um prazer te você aqui!

Leia outros posts no blog, como Coronavírus x Oportunidades

Deixe uma resposta