Educar é dedicar tempo

Educar é dedicar Tempo, tempo de qualidade faz toda a diferença na educação dos filhos!
Educar é Dedicar Tempo

Educar é Dedicar Tempo

Sempre gostei muito de ler. Lia sobre família, relacionamentos, filhos e outros assuntos para aprender a ser uma mulher, cristã, esposa, filha e futuramente mãe melhor e entender a preciosidade de que educar é dedicar tempo.

Lembro-me de quando ainda não tinha a minha filha, Li um livro sobre Casamento do pastor Charles Swindoll, inclusive recomendo, um excelente autor!

Em suas paginas ele falava sobre a chegada dos filhos no casamento e dizia assim: “Educar é dedicar tempo”

Naquela época uns cinco anos antes da minha filha nascer, essa frase ficou gravada em minha mente e achei que entendi a afirmação do autor. Mal sabia a profundidade na pratica de como é dedicar esse tempo ao educar um filho.

Dedicar tempo é priorizá-lo

Dedicar tempo não é o tempo que você tem de sobra, porque com os afazeres e trabalho do dia a dia não sobra muito tempo.

Mas sim, dedicar o tempo que você não tem, mas o torna como prioridade e cria ele em sua rotina, faz com que venha em primeiro e assim esse tempo aparece.

Nós mulheres, esposas, mães, cuidadora do lar e profissional, pela correria o dia passa voando. Mas temos alguém que nos chama de mãe, que chama a nossa atenção e diz vem brincar comigo? Ou senta aqui no chão?

É aí que vem o “dedicar tempo”. Muitas vezes me pego com a pia cheia de louças para lavar, roupas para dobrar e outros afazeres, porém minha menina me chama.

Entre o serviço e dedicar tempo a ela, o que fazer? Hoje entendo o que o autor queria dizer com aquela afirmação.

Preciso ter sabedoria para dedicar tempo de qualidade com minha filha, pois esse tempo passa e ficarão as memórias.

Pois o brincar para criança é coisa séria e é por meio das brincadeiras que ela aprende e se desenvolve. Também aprendi que é por meio das brincadeiras que escuto o seu sentimento e o que ela quer comunicar.

Ou seja quero deixar um legado em seu coração em sua mente, minha mãe dedicava tempo a mim!

Confesso que muitas vezes não é fácil, pois o serviço me espera. Mas aprendi a priorizar esse tempo e durante o meu dia ter horário estipulado para dedicar aquele tempo especial com ela. Isso não tem valor que pague.

Experiências que marcam

Outro fato que me marcou muito foi: Quando estava cursando a faculdade uma amiga minha precisou levar o seu filho para um sábado de aula, pois não tinha com quem deixar.

Lembro -me como se fosse hoje. O menino tinha quatro anos e ela estava fazendo a licenciatura e também fazia o doutorado, pois já era graduada em outra área.

A mãe, na expectativa de que seu filho fosse ficar quieto levou um tablet para a criança assistir desenhos enquanto participava da aula.

Em um determinado momento o menino cansou e não queria mais ficar assistindo desenhos e ela respondeu: A mãe precisa estudar para ser doutora. Você precisa ficar quieto e esperar! Você não quer que a mãe seja doutora? quer né?

A criança em sua pureza respondeu tudo o que ela queria e sentia ” Quero que seja a minha mãe”

Hoje entendo o sentimento daquele menino, queria tempo com a mãe, queria que brincasse, lhe ouvisse e tivesse a sua atenção.

Aquela experiência foi um grande aprendizado para mim e ficou ainda mais gravado em minha mente de que “Educar é dedicar tempo!

Outra afirmação desse mesmo autor diz que: Como terapeuta familiar por mais de 30 anos, ele nunca ouviu em seu consultório algum filho reclamar por não ganhar presentes caros, ou coisas do tipo, mas as maiores queixar eram: Meus pais nunca tinham tempo para mim.

Aprendizados para a vida

Confesso que esses aprendizados me fazem ser uma mãe melhor e saber priorizar tempo com a minha filha.

Separar momentos do meu dia ou da noite para brincar com ela, contar histórias, brincar de bola que ela ama e aproveitar para ensiná- la não tem preço e melhor ainda se esses ensinamentos forem cheios de valores eternos.

E você tem alguma história para compartilhar sobre como dedica tempo aos seus filhos? Deixe nos comentários irei amar em conhecer como faz para priorizar e dedicar o precioso tempo aos seus filhos.

No vemos por aqui!

Leia também Ser mãe um ofício sagrado

Deixe uma resposta