A crise pegou em cheio quem não estava preparado.

Aprenda a estar preparado quando a crise financeira chegar.
Deseja aprender cuidar da saúde financeira? Leia esse post tem dicas e nomes de especialistas incríveis para aprender cuidar das finanças.

A crise pegou em cheio quem não estava preparado

Quando falamos em crise, logo vem a mente a crise financeira e em tempos de coronavírus a crise pegou em cheio quem não estava preparado para possíveis imprevistos.

Se analisarmos de maneira que imprevistos podem acontecer, logo podemos concordar que eles são então previstos, se são previstos, preciso estar preparado.

Mas, não é bem assim que acontece quando se fala de finanças.

Pesquisas mostram que 58 % dos brasileiros dizem que nunca ou quase nunca, dedicam tempo para controlar gastos e organizar a vida financeira.

Sendo assim, aquela frase da musica, “deixa a vida me levar” é então levada a sério, ou seja, as coisas vão acontecendo conforme a vida vai levando.

Início do ano foi feita uma pesquisa da Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) do Brasil, que 83% dos brasileiros não conseguiram realizar metas planejadas em suas vidas no ano de 2019.

Portanto iniciamos 2020 com 72% de expectativas otimistas para o Brasil.

Na qual a maior meta para os brasileiros era guardar dinheiro.

Mas, de repente surge o coronavírus na China e chega até nós, fazendo acontecer algo que em toda a história da humanidade não se havia vivenciado.

O país se obriga a parar, ficando aberto apenas serviços essenciais de saúde, mercados, postos de combustíveis e farmácias.

Para tanto, a única alternativa para se tentar diminuir o contágio do covid-19 é o isolamento social. Dessa maneira a crise pegou em cheio quem não estava preparado.

Você se sentiu assim? Com medo? De perder o emprego, de não conseguir sustentar a sua família? Pois é, muitos brasileiros estão assim, sem saber o que fazer.

Pois pesquisas também revelam que 73% dos brasileiros não tem dinheiro guardado, para passar se quer uma semana sem trabalhar. Difícil não é?

Mas olhando por outro viés toda crise traz grandes aprendizados e duras lições.

Quais seriam essas duras lições?

É preciso estar preparado para imprevistos, pois eles podem acontecer há qualquer momento.

É preciso cuidar da saúde financeira e controlar gastos.

É preciso gastar menos do que se ganha.

Portanto você pode estar pensando eu não gosto de contas, eu não gosto de finanças.

Estamos vivemos na era digital em que podemos assistir vídeos e fazer cursos por meio do celular com vários especialistas em finanças com canais no youtube totalmente gratuitos.

Sobretudo aulas de todas as maneiras, para que você aprenda a fazer um checklist em seu orçamento e driblar a crise, para que ela nunca mais venha passar perto de você.

Especialistas financeiros afirmam que o ideal é que você tenha no mínimo seis meses da sua renda mensal para emergências ou seja, para os imprevistos que podem acontecer.

Você pode estar pensando eu não consigo ter nem um mês, quanto mais seis?

Outra alternativa é então ter três meses da sua renda mensal, investido no caso de acontecer algum imprevisto, você tem esse período para se restabelecer.

Como fazer isso acontecer? Você pode estar perguntando?

Para que isso aconteça é necessário sentar, colocar todas as sua despesas e receita na ponta do lápis, cortar o que pode ser cortado e fazer um orçamento mensal para que você não ultrapasse o seu limite.

Na verdade, para que você consiga juntar uma reserva financeira, o ideal é que viva com 80% do seu salário e 20% no mínimo, seja investido para eventuais emergências.

Dei apenas umas sugestões de como pode ser feito, de maneira que você consiga ter uma vida tranquila financeiramente.

Vou apresentar a vocês especialistas financeiros que sigo, e recomendo para que você aprenda de uma vez por todas a cuidar das suas finanças e administrar bem o seu dinheiro.

Começo com a simpática Patricia Lages ela é autora de vários livros e do blog Bolsa blindada foi a primeira que comecei a seguir, ler os seus livros e aprender melhor a cuidar das nossas finanças.

Todavia ela tem uma linguagem maravilhosa e criativa.

Separe um tempo para conhecer o trabalho dela, além de ensinar sobre finanças ela ensina dicas de economia domésticas, tenho certeza de que você vai amar.

Outra mulher incrível é a Nathália Arcuri, do Me Poupe na web, com um conhecimento magnífico sobre finanças.

Ela te ensina finanças pessoais e dá ênfase ao empreendedor, é difícil empreender no Brasil, mas com força de vontade e determinação, traçando um plano, transformando grandes metas em metas pequenas alcançáveis a cada dia, ela ensina que é possível adquirir a tão sonhada liberdade financeira.

Vai lá, segue ela assiste os seu vídeos e se especializa em cuidar da saúde financeira, com certeza a sua vida e as sua saúde agradecem.

Dei ênfase as mulheres que conheço e sigo nessa área.

Mas existem homens especialistas financeiros fantásticos também. Vou citá-los abaixo:

Gustavo Cerbasi com uma linguagem fina e autor de vários livros, um deles é “Casais inteligentes enriquecem juntos”.

Thiago Nigro O autor do Canal no youtube Primo Rico, também muito excelente em seus ensinamentos sobre finanças, ele abrange ensinamentos para a vida em vários aspectos. Admiro sua humildade.

Bruno Perine, na qual é autor do curso Viver de Renda, também muito simpático e com uma didática simples te ensina o caminho para a liberdade financeira.

E Por último e não menos interessante o Israelense que mora há 20 anos no Brasil Ben Zruel, ele também é incrível e especialista em quitar dívidas. Caso seja a sua situação segue ele e aprende as incríveis técnicas de negociação.

Falta de opção não será desculpa para você não aprender sobre finanças.

Use essa fase difícil a seu favor, redescubra seus potenciais, seus talentos e prossiga em frente mais forte do que antes.

Gostou desse post deixe seu comentário e leia outros post que já publiquei como Coronavírus x Oportunidades.

Nos vemos por aqui!

Deixe uma resposta